O MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas é um projeto que visa estudar a desinformação em contextos de proximidade em Portugal, procurando identificar e analisar estratégias e práticas de fact-checking por parte dos jornalistas e a potencial colaboração das audiências dos media regionais no processo.
O Seminário MediaTrust.Lab: “Jornalismo de Proximidade e Audiências” pretende ser um espaço que privilegia o debate interdisciplinar, reunindo pessoas unidas por interesses de investigação e/ou trabalho comuns. Nesse sentido, embora os promotores partam das Ciências da Comunicação, não pretendem que aquele se circunscreva a essa área do saber.
Disponível livro de resumos.
09h30 – Sessão de boas-vindas
10h00 – Conferência de abertura: “What trusting the news means: news fluency in the age of disinformation”, com Joëlle Swart (Univ. Groningen, Países Baixos)
11h00 – Pausa para café
11h15 – Sessão de comunicações
13h00 – Pausa para almoço
14h30 – Sessão MediaTrust.Lab & YouNDigital
15h15 – Sessão de comunicações
17h00 – Pausa para café
17h15 – Conferência de encerramento: “Tão perto e tão longe: jornalistas e públicos”, com Marisa Torres da Silva (Univ. Nova de Lisboa, Portugal)
O seminário terá três sessões, que versam sobre os seguintes temas:
1. Desinformação e fact-checking;
2. Plataformização e audiências;
3. Literacia mediática;
Cada sessão terá um máximo de cinco comunicações, independentemente das áreas científicas. O principal requisito é que o(s)/a(s) autor(es)/a(s) se interessem e trabalhem o(s) tema(s) para os quais estão a submeter a(s) sua(s) proposta(s).
Deixamos algumas sugestões sobre possíveis abordagens aos três temas, sendo que estamos receptivos a outras.
Privilegiamos abordagens que considerem o tema media regionais, locais e/ou hiperlocais e suas audiências, bem como o jornalismo de proximidade.
1. Desinformação e fact-checking: principais atores e redes; temas emergentes; efeitos nos media regionais e na esfera pública; etc.
2. Plataformização e audiências: iniciativas cidadãos de produção informação; participação nos processos de produção, disseminação e verificação de notícias; experiências de gestão e modelos de negócio; etc.
3. Literacia mediática: estratégias dos/para os media e dos/para cidadãos; educação através dos media regionais; educação para públicos específicos; políticas públicas; etc.
Os/As investigadores/as interessados/as em apresentar trabalhos no Seminário MediaTrust.Lab: “Jornalismo de Proximidade e Audiências”, devem submeter um resumo (300-500 palavras, excluindo referências bibliográficas), até 7 de maio, através de formulário.
Está prevista a publicação de pelo menos um livro, em acesso aberto e através da Editora LabCom.
Chamada de resumos: até 7 de maio
Comunicação de decisão: 15 de maio
Apresentação e debate: 14 de junho
Obrigatória, através de formulário.
A participação no seminário, com ou sem comunicação, é gratuita.
Anabela Gradim (Univ. Beira Interior)
Bruno Silva (Univ. Beira Interior)
Inês Amaral (Univ. Coimbra)
João Miranda (Univ. Coimbra)
João Pedro Baptista (Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro)
Maria José Brites (Univ. Lusófona do Porto)
Pedro Jerónimo (Univ. Beira Interior)
Ricardo Morais (Univ. Porto)
Rita Basílio (Univ. Coimbra)
Sílvio Santos (Univ. Coimbra)