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Apresentação

O MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas é um projeto que visa estudar a desinformação em contextos de proximidade em Portugal, procurando identificar e analisar estratégias e práticas de fact-checking por parte dos jornalistas e a potencial colaboração das audiências dos media regionais no processo.

O Seminário MediaTrust.Lab: “Jornalismo de Proximidade e Audiências” pretende ser um espaço que privilegia o debate interdisciplinar, reunindo pessoas unidas por interesses de investigação e/ou trabalho comuns. Nesse sentido, embora os promotores partam das Ciências da Comunicação, não pretendem que aquele se circunscreva a essa área do saber.


Disponível livro de resumos.


Programa

09h30 – Sessão de boas-vindas

10h00 – Conferência de abertura: “What trusting the news means: news fluency in the age of disinformation”, com Joëlle Swart (Univ. Groningen, Países Baixos)

11h00 – Pausa para café

11h15 – Sessão de comunicações

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – Sessão MediaTrust.Lab & YouNDigital

15h15 – Sessão de comunicações

17h00 – Pausa para café

17h15 – Conferência de encerramento: “Tão perto e tão longe: jornalistas e públicos”, com Marisa Torres da Silva (Univ. Nova de Lisboa, Portugal)

Chamada de resumos

O seminário terá três sessões, que versam sobre os seguintes temas:

1. Desinformação e fact-checking;

2. Plataformização e audiências;

3. Literacia mediática;

Cada sessão terá um máximo de cinco comunicações, independentemente das áreas científicas. O principal requisito é que o(s)/a(s) autor(es)/a(s) se interessem e trabalhem o(s) tema(s) para os quais estão a submeter a(s) sua(s) proposta(s).

Deixamos algumas sugestões sobre possíveis abordagens aos três temas, sendo que estamos receptivos a outras.

Privilegiamos abordagens que considerem o tema media regionais, locais e/ou hiperlocais e suas audiências, bem como o jornalismo de proximidade.

1. Desinformação e fact-checking: principais atores e redes; temas emergentes; efeitos nos media regionais e na esfera pública; etc.

2. Plataformização e audiências: iniciativas cidadãos de produção informação; participação nos processos de produção, disseminação e verificação de notícias; experiências de gestão e modelos de negócio; etc.

3. Literacia mediática: estratégias dos/para os media e dos/para cidadãos; educação através dos media regionais; educação para públicos específicos; políticas públicas; etc.

Os/As investigadores/as interessados/as em apresentar trabalhos no Seminário MediaTrust.Lab: “Jornalismo de Proximidade e Audiências”, devem submeter um resumo (300-500 palavras, excluindo referências bibliográficas), até 7 de maio, através de formulário.

Está prevista a publicação de pelo menos um livro, em acesso aberto e através da Editora LabCom

Datas importantes

Chamada de resumos: até 7 de maio

Comunicação de decisão: 15 de maio

Apresentação e debate: 14 de junho

Inscrição

Obrigatória, através de formulário.

Custos

A participação no seminário, com ou sem comunicação, é gratuita.

Comissão Científica

Anabela Gradim (Univ. Beira Interior)

Bruno Silva (Univ. Beira Interior)

Inês Amaral (Univ. Coimbra)

João Miranda (Univ. Coimbra)

João Pedro Baptista (Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro)

Maria José Brites (Univ. Lusófona do Porto)

Pedro Jerónimo (Univ. Beira Interior)

Ricardo Morais (Univ. Porto)

Rita Basílio (Univ. Coimbra)

Sílvio Santos (Univ. Coimbra)