Congresso Internacional “Comunicação Comunitária e Jornalismo de Proximidade num Cenário de Infodemia”

3 e 4 de novembro de 2022, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Este congresso (#ComJor2022) tem como objetivo principal aprofundar as discussões sobre as possibilidades e desafios da comunicação comunitária e do jornalismo de proximidade, sobretudo no contexto de abundância de infodemia em ambiente digital.

Recentes publicações, eventos e pesquisas têm demonstrado um crescente interesse nos estudos sobre o jornalismo de proximidade ou “local journalism”. Ao mesmo tempo, ainda que de modo mais tímido, produções académicas evidenciam a importância da comunicação comunitária, particularmente em contextos locais e regionais.

Compreendendo que há possibilidades de contato – teóricas e empíricas – entre os dois temas, esta conferência pretende ser um ponto de encontro das reflexões sobre comunicação comunitária e jornalismo de proximidade, reunindo investigadores e estimulando a produção de pesquisas sobre essas questões.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E PUBLICAÇÃO

Investigadores interessados em apresentar trabalhos durante o #ComJor2022 devem submeter um resumo (300-500 palavras e sem referências bibliográficas), para o e-mail comjor2022@gmail.com, até o dia 16 de setembro de 2022. Os resumos aprovados serão comunicados e divulgados até o dia 3 de outubro.

Haverá lugar à publicação de um ebook.

Participantes com comunicação (geral): 50 euros*
Participantes com comunicação (afiliados UBI): grátis
Restantes participantes: grátis

*A inscrição paga é possível por transferência bancária, considerando os seguintes dados:
Destinatário: Universidade da Beira Interior
Banco: Santander
NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
SWIFT-CODE: TOTAPTPL
Nota que deve incluir: Inscrição #ComJor2022 (FAL-UBI)

DATA

O #ComJor2022 realiza-se nos dias 3 e 4 de novembro, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

3 NOV. (quinta-feira) – Online

16h00 – Conferência inaugural: “Comunicação Comunitária, Jornalismo de Proximidade e Infodemia”, por Raquel Paiva (Univ. Federal do Rio de Janeiro, BR)

4 NOV. (sexta-feira) – Anf. Parada (Faculdade de Artes e Letras da Univ. Beira Interior)

09h00 – Sessão de boas  vindas