Anúncios Estudos

Portugueses confiam mais na imprensa regional e local

Portugal (61%) contínua a ser o segundo país – logo atrás da Finlândia (69%) – onde as pessoas mais confiam nas notícias, revela o Digital News Report 2022. Isto é particularmente relevante num ano em que este índice caiu em muitos países estudados e em alguns até de forma significativa.

Destaque ainda para imprensa regional e local em Portugal (67%), que mantém um nível de confiança elevado e que inclusivamente cresceu, comparativamente aos últimos anos (65% em 2021 e também em 2020). Este crescimento poderá justificar-se – considerando indicadores recolhidos pelo MediaTrust.Lab – com a própria pandemia, isto é, as populações procuraram nos projetos jornalísticos que mais lhe estão próximos, informações credíveis sobre um problema com impacto mundial.

Quanto ao principal meio de acesso às notícias em Portugal, o online (79%) – com os smartphones a suplantar computadores e tablets – ultrapassou a televisão (74%).

Um outro dado que emerge do relatório deste ano e numa perspectiva global, é o crescente número de news avoiders, isto é, pessoas que evitam notícias. Um fenómeno sobretudo centrado em temas em torno da Covid-19 e a política, com impacto significativo no Brasil e no Reino Unido.

O Digital News Report 2022 é já a décima primeira edição de um inquérito anual promovido pelo Reuters Institute for the Study of Journalism e o oitavo que inclui Portugal. Este é o maior projecto global de investigação sobre consumo de notícias em formato digital e que se realiza em 46 países.