Edit Content

What are you looking for?

Procurar

Concelhos sem notícias são mote para relatório

Estudo iniciado por Giovanni Ramos está a ser aprofundado

O MediaTrust.Lab está a preparar um relatório sobre o “deserto de notícias” em Portugal e que prevê publicar no início do mês de setembro. Este é um fenómeno que resulta da ausência de órgãos de comunicação social (OCS) em vários concelhos de Portugal.

Em 2020, foram identificados 57 concelhos – dos 308 existentes – nos quais não havia qualquer registo de OCS na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sendo que no ano seguinte, 2021, passaram a ser 61 concelhos.

Giovanni Ramos, jornalista brasileiro e aluno de doutoramento da Universidade da Beira Interior, que iniciou este estudo em Portugal, prevê que a situação se agrave nos próximos tempos. Dados preliminares do relatório que o também colaborador do MediaTrust.Lab está a trabalhar com investigadores do projeto, já apontam nesse sentido.

O entendimento existente no MediaTrust.Lab é que os territórios invisíveis à cobertura jornalística são potencialmente mais vulneráveis à circulação de outro tipo de conteúdos, designadamente desinformação. Por isso, é importante estudá-los. É o que estamos a fazer 😊

Por Pedro Jerónimo