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Congresso da SOPCOM com 12 comunicações da equipa MediaTrust.Lab

SOPCOM 2022
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa foi o ponto de encontro

O XII Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (11-13 de Abril, Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa) contou com a participação de membros da equipa do MediaTrust.Lab. Esta traduziu-se em 12 comunicações, a maioria das quais relacionadas com as várias dimensões do projecto.

As comunicações em causa foram:

“A criação de identidade de marca a partir de um arquétipo de comunicação: um estudo de caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar”, de Fernando Rocha, Caroline Patatt & Ricardo Morais;

“Como as crianças portuguesas perceberam o fenómeno epidemiológico COVID-19”, de Bianca Persici Toniolo, João Pedro Baptista, Cecília Ramos, Valeriano Piñeiro-Naval & Anabela Gradim;

“Consegues ouvir o que eu vejo? Data sonification aplicado às narrativas radiofónicas”, de Ana Sofia Paiva & Ricardo Morais;

“Corpo autovigiado e quantificado: a reconfiguração das relações sociais de género através das apps de automonitorização”, de Rita Basílio de Simões & Inês Amaral;

“Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis”, de Inês Amaral, Rita Basílio de Simões, Sílvio Santos & Ana Marta Flores;

“Desinformação em contextos de proximidade: contributos para um projeto em curso”, de Pedro Jerónimo;

“Incivis e odiosos? Comentários online às notícias sobre as eleições legislativas de 2015 e 2019”, de Marisa Torres da Silva, João Gonçalves, Pedro Coelho & Maria José Brites;

“Intergeracionalidade e educação para os media: workshops do projeto SMaRT-EU”, de Maria José Brites, Ana Filipa Oliveira & Carla Cerqueira;

“Instrumentos digitais de accountability e transparência no jornalismo português”, de João Miranda;

“Media regionais e pandemia: desafios para o jornalismo e para os jornalistas”, de Pedro Jerónimo;

“Podem as estratégias de procurar informação influenciar a crença em fake news? Um estudo exploratório junto dos jovens portugueses”, de João Pedro Baptista, Anabela Gradim & Elisete Correia;

“Uma radiografia do fact-checking em Portugal”, de Carlos Camponez & João Miranda.

Por fim, referir que durante o XII Congresso da SOPCOM decorreram eleições para os 20 grupos de trabalho (GT) que integram a associação. Destacamos a eleição de alguns dos membros do MediaTrust.Lab para a coordenação de alguns deles. Foi o caso de João Miranda (coordenador do GT de Jornalismo e Sociedade), Maria José Brites (coordenadora do GT de Públicos e Audiências), Pedro Jerónimo (coordenador do GT de Media Regionais e Comunitários), Ricardo Morais (coordenador do GT de Comunicação Política) e Rita Basílio (coordenador do GT de Género e Sexualidades).