Edit Content

What are you looking for?

Procurar

MediaTrust realiza o seminário “Jornalismo de Proximidade e Audiências”

Será realizado no dia 14 de junho o Seminário MediaTrust.Lab com tema “Jornalismo de Proximidade e Audiências”, . O seminário terá três sessões, que versam sobre desinformação e fact-checking, plataformização e audiências e literacia mediática.

O Seminário MediaTrust.Lab: “Jornalismo de Proximidade e Audiências” pretende ser um espaço que privilegia o debate interdisciplinar, reunindo pessoas unidas por interesses de investigação e/ou trabalho comuns.

Joelle SwartJoëlle Swart, professora do Centro de Estudos dos Media e Jornalismo da Universidade de Groningen, Países Baixos, fará a conferência de abertura do evento, com título “What trusting the news means: news fluency in the age of disinformation”.

Joëlle tem como interesses de investigação o cruzamento entre media digitais, jornalismo e cidadania. Tem-se destacado com trabalhos sobre audiências de notícias, publicados em várias revistas científicas de relevo, como Journalism Studies, Media, Culture & Society, Digital Journalism e New Media & Society.

Marisa Torres da SilvaA conferência de encerramento fica a cargo da professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Marisa Torres da Silva, e terá como tema: “Tão perto e tão longe: jornalistas e públicos”.

Marisa tem como interesses de investigação jornalismo e estudos dos media, esfera pública, democracia deliberativa, media digitais, deliberação online, jornalismo cultural, género e comunicação, audiências e estudos de receção, discurso de ódio online. Coordenadora adjunta do GT de Públicos e Audiências da SOPCOM e diretora da revista científica Media & Jornalismo, tem publicado em várias revistas de relevo, como Journalism Studies e Journalism Pratice.

O Seminário MediaTrust.Lab é de participação gratuita, porém, carece de inscrição prévia. Pode fazê-lo em https://mediatrust.ubi.pt/events/semuc2023/