Edit Content

What are you looking for?

Procurar

Novo livro revela perceções dos jornalistas em Portugal sobre desinformação

Resultado da investigação desenvolvida no âmbito do projeto MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas, o livro “Desinformação, Transparência E Confiança: Perceções Das/Dos Jornalistas Em Portugal”, de João Miranda, Luísa Torre e Pedro Jerónimo, origina-se a partir de um inquérito nacional realizado com 485 jornalistas que trabalham em/a partir de Portugal e intitulado “Desinformação e Fact-Checking”.

Na publicação, apresenta-se uma caracterização sócio-demográfica dos jornalistas que responderam ao inquérito, sua situação profissional e laboral, as suas práticas e rotinas profissionais e suas perceções sobre desinformação e mecanismos de transparência e responsabilização nos media.

Observa-se que, a nível dos contactos com fontes, eles continuam a ser feitos de forma mais tradicional embora já se sinta que as redes sociais integram-se nas rotinas profissionais. No que tange à desinformação, os jornalistas apontam políticos, audiências e jornalistas como culpados por disseminar desinformação. Os jornalistas também indicam que os media dispõem de poucos mecanismos digitais de participação do público e de transparência.

Download gratuito do livro: https://labcomca.ubi.pt/desinformacao-transparencia-e-confianca-percecoes-das-dos-jornalistas-em-portugal/

Sobre o MediaTrust.Lab

O MediaTrust.Lab é executado no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior – UBI, participado pela Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-JOR/3866/2020).