What are you looking for?

Procurar

Publicado artigo sobre desinformação em período eleitoral

Artigo publicado na Universitas XXI
Rúben, Ricardo e Pedro identificaram escassez de estudos sobre eleições de âmbito mais local

“Comunicación y desinformación en elecciones: tendencias de investigación en España y Portugal” é o título do artigo de Rúben Rivas-de-Roca, Ricardo Morais e Pedro Jerónimo, que acaba de ser publicado na Universitas-XXI, revista de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Politécnica Salesiana do Equador.

Trata-se de um trabalho que tinha por objetivo fazer uma revisão das principais pesquisas sobre comunicação política e eleições no âmbito ibérico (Espanha e Portugal), identificando possíveis alterações.

“Como resultados, observam-se semelhanças na preferência metodológica pela análise de conteúdo, embora os temas abordados diferem dependendo das circunstâncias nacionais, além de certa coincidência na análise das eleições legislativas nacionais. Em Espanha, a ação dos novos partidos nas redes sociais tem sido especialmente tratada, enquanto em Portugal prevalece o interesse pela televisão. Da mesma forma, a explosão da produção científica em Espanha contrasta com o menor número de estudos no caso português”, concluem os autores.

Um outro apontamento refere-se, no caso português, à quase ausência de estudos sobre eleições autárquicas. O registado resulta mais da perceção dos autores portugueses do que dados empíricos, o que não deixa de representar uma oportunidade para futuros estudos.

Por fim, referir que este estudo surge a partir de uma estadia de três meses de Rúben Rivas-de-Roca (Universidade de Sevilha, Espanha) no LabCom, onde também trabalhou outros temas do seu interesse, como a qualidade do jornalismo local.